Corpus Christi | Qual a origem?

A origem do feriado de Corpus Christi remonta ao século XIII, na Bélgica. A freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258) teve uma série de visões em que Jesus lhe pedia para instituir uma festa especial para celebrar o sacramento da Eucaristia.

As visões de Juliana foram levadas ao conhecimento do Papa Urbano IV, que, em 1264, promulgou a bula “Transiturus de hoc mundo”, instituindo a festa de Corpus Christi. A bula estabelece que a festa deve ser celebrada na quinta-feira seguinte à oitava da Santíssima Trindade. Em 2024, o feriado cairá no dia 30 de maio (5ª-feira) e será prolongado até 31. 

A festa de Corpus Christi foi rapidamente adotada pela Igreja Católica e se espalhou por toda a Europa. No Brasil, a festa foi introduzida pelos portugueses no século XVI.

A celebração de Corpus Christi é uma demonstração de fé e devoção à Eucaristia. Na maioria das igrejas católicas, é realizada uma missa festiva, seguida de uma procissão pelas ruas da cidade. Durante a procissão, o Santíssimo Sacramento é levado em uma custódia, que é uma estrutura de ouro ou prata ricamente ornamentada.

Em algumas cidades, as ruas são decoradas com tapetes de serragem colorida, flores e outros materiais. Os tapetes são uma forma de expressão artística e religiosa, e são frequentemente elaborados por grupos de pessoas que se reúnem para trabalhar durante a noite anterior à procissão.

A festa de Corpus Christi é um dia de alegria e celebração para os católicos. É um dia para refletir sobre o amor de Deus e para dar graças pela presença de Jesus na Eucaristia.

Aqui estão alguns fatos interessantes sobre o feriado de Corpus Christi:

  • A festa de Corpus Christi é um feriado religioso, mas também é um feriado civil em muitos países.
  • Em algumas cidades, a procissão de Corpus Christi é uma das maiores festividades do ano.
  • A festa de Corpus Christi é uma oportunidade para as pessoas de diferentes religiões e culturas se reunirem e celebrar a fé.
24