Halloween | Qual a origem?

A origem do Halloween remonta a um festival celta chamado Samhain, que era celebrado entre 31 de outubro e 1º de novembro. O Samhain marcava o fim do verão e o início do inverno, e era um momento de celebração e de reverência aos mortos.

No dia 1º de novembro comemoraremos 3 feriados:

  • 28 de outubro: Public Service Holiday
  • 31 de outubro: Halloween
  • 02 de novembro: All Souls

Os celtas acreditavam que, na noite do Samhain, os espíritos dos mortos retornavam ao mundo dos vivos. Para afugentar os espíritos malignos, as pessoas se vestiam com roupas de animais ou com máscaras, e acendiam fogueiras.

Quando os romanos conquistaram a Gália, eles adotaram o Samhain, que passou a ser chamado de All Hallows’ Eve, ou Véspera de Todos os Santos. No século VIII, a Igreja Católica instituiu o Dia de Todos os Santos, que é celebrado em 1º de novembro.

No século XVII, os colonos britânicos levaram o Halloween para as Américas. A data foi popularizada nos Estados Unidos, onde se tornou uma festa popular, com tradições como o “trick-or-treating” (brincadeira de pedir doces ou travessuras).

Atualmente, o Halloween é comemorado em todo o mundo. A data é uma oportunidade para celebrar o fim do verão, o início do inverno, e a vida após a morte.

Aqui estão alguns dos símbolos e tradições do Halloween:

  • Abóboras: As abóboras são um símbolo tradicional do Halloween. Elas são esculpidas em forma de rostos assustadores e usadas como lanternas.
  • Vestidos de fantasia: As pessoas se vestem com roupas de fantasia no Halloween para se parecerem com fantasmas, bruxas, vampiros, ou outros personagens assustadores.
  • Doces ou travessuras: No Halloween, as crianças saem às ruas pedindo doces de porta em porta. Se o dono da casa não der doces, as crianças podem fazer uma travessura.

O Halloween é uma festa divertida e colorida, que é celebrada por pessoas de todas as idades.

18